17 Gatilhos Mentais Para Vendas: Comece a Aplicar Agora Mesmo

gatilhos mentais para vendas

Quer aprender como aumentar as suas vendas, usando gatilhos mentais pra vendas?

O que você achou da ideia de aprender algumas técnicas para aumentar as vendas?. Muito bom né?. E pode ficar tranquilo(a), pois esses gatilhos não são complicados de entender, inclusive é bem mais fácil do que parece.

Você vai se surpreender, vai ver só!

A primeira vez que li sobre gatilhos mentais, fiquei muito impressionado, porque percebi que eram coisas simples que eu poderia aplicar no meu negócio pra aumentar os meus resultados.

E conforme eu ia lendo e aprendendo cada vez mais, os resultados iam aparecendo. E conforme os resultados apareciam eu me perguntava, nossa!, isso é muito bom pra ser verdade!. Meu Deus, porque não comecei a fazer isso antes...

curso de marketing digital - conversão sem limites

Logo que comecei a entender esses estímulos de persuasão, comecei também a me lembrar das tantas vezes que eu estava usando uma rede social e de repente estava comprando um produto de um anúncio, e muitas vezes esse estímulo de compra ocorria sem que eu percebesse.

E essa foi a grande sacada que me ajudou a virar a chave e começar a ter os meus primeiros resultados na internet.

Aqui eu vou te mostrar 17 gatilhos mentais para vendas, mas se você aplicar apenas alguns que considero ser os mais poderosos, é muito provável que você comece a ter os seus primeiros resultados.

Esses gatilhos vão te ajudar a persuadir o seu público alvo, aumentando e muito as chances deles comprarem de você...

Mas aqui falaremos da persuasão do bem. Pois não falaremos de manipulação, que é bem diferente...

Então continue lendo o post para entender o poder dos gatilhos mentais para vendas e comece aplicar hoje mesmo.

Tenha uma ótima leitura!

Mas o Que São Gatilhos Mentais Para Vendas?

O funcionamento do nosso cérebro ocorre através de estímulos, emoções, entre outras coisas, não vou me aprofundar, pois não sou especialista no funcionamento do cérebro.

Mas o que posso te dizer é que esses gatilhos enviam muitos estímulos ao nosso cérebro, e assim, ativam muitas emoções e as decisões que tomamos.

Sendo assim, é bom deixar claro que os gatilhos mentais não são artimanhas, técnicas de hipnose e muito menos jogadas de manipulação para enganar as pessoas a comprarem algo.

Pelo contrário, gatilhos mentais são estímulos naturais do nosso cérebro e quando bem utilizados podem nos ajudar a conseguir melhores resultados nos negócios, ao mesmo tempo que ajudamos as pessoas entregando a elas produtos e serviços de valor

Principais Diferenças Entre Persuasão e Manipulação

Quando falamos de gatilhos mentais para vendas estamos falando de persuasão e não de manipulação.

O melhor exemplo que posso lhe dar é algo que praticamente todas as pessoas vivenciarão um dia.

Imagine você, está interessado em alguém, homem ou mulher e começa a se aproximar dessa pessoa. Talvez você não tenha se ligado nisso, mas relacionamentos são uma das necessidades das pessoas, as pessoas precisam se relacionar, precisam de alguém, ninguém quer ficar sozinho no mundo certo? Pelo menos é o que imagino, rsrsrs.

Um exemplo de persuasão seria um homem conhecer uma mulher e conforme o tempo for passando, ela irá se sentindo mais segura, e vendo as qualidades e defeitos daquela outra pessoa. Conforme vai adquirindo confiança nele, e vice-versa, ambos podem tomar a decisão de passar a vida juntos.

Um exemplo de manipulação seria uma pessoa começar a conhecer a outra e durante esse tempo em que estão se conhecendo, mentirem uma para a outra sobre algo que elas não são. Iludindo uma pessoa com esperanças, mas no fim das contas é tudo mentira. E conforme o tempo passar, as verdades irão aparecer e os conflitos surgirão.

A manipulação força a pessoa a fazer algo que não queria e a tomar uma decisão de forma inconsciente.

E assim também acontece com os negócios e as vendas....

Devo Aplicar Gatilhos Mentais no Meu Conteúdo?

Gatilhos mentais para vendas devem ser aplicados em todas as suas estratégias de negócios. Não estou falando apenas de negócios digitais não, estou falando de negócios físicos também, quando estiver conversando com alguém no um a um e por ai vai.

Coloque-se no lugar da outra pessoa, faça um exercício de ouvir aquilo que você mesmo fala. É confortável ouvir as palavras que saem de sua boa?. Então, é isso que a outra pessoa, ou seja, o seu potencial cliente está lendo ou ouvindo.

Aplique sim gatilhos mentais para vendas em todos os seus trabalhos.

  • Nas redes sociais;
  • Nos seus vídeos no Youtube;
  • No seus sites e blogs;
  • Em seus anúncios;
  • Nas suas cartas e vídeos de venda;
  • Etc...

Como é a Tomada de Decisão do Nosso Cérebro?

Os gatilhos mentais são responsáveis pela maioria daquelas decisões que tomamos automaticamente. Isso ocorre porque diariamente somos sobrecarregados com diversas decisões, o simples fato de se pensar naquilo que você vai almoçar é uma decisão que seu cérebro está tomando naquele dia.

Os gatilhos mentais ajudam o cérebro a tomar as decisões mais importantes, lhe poupando energia.

As decisões são tomadas primeiramente no inconsciente e em seguida no consciente, e depois seguindo a lógica, ou seja o pensamento racional.

Quantas vezes você já comprou alguma coisa por impulso e depois parou para pensar e chegou a conclusão que não foi uma boa decisão?. Você agiu de forma emocional.

Ou quantas vezes você quase comprou algo, mas parou por um momento e não comprou e depois parou para pensar e sentiu aquele alívio. Ou seja, você tomou uma decisão utilizando o seu lado racional.

É por isso que a maioria das pessoas estão endividadas e estão a anos pagando o cartão de crédito, ou o pior somente o seu mínimo. Pelo simples fato de tomarem a decisão de compra apenas pelo lado emocional.

E lembrando que os gatilhos mentais são ativados através dos sentidos, como: olfato, visão, paladar, visão e tato.

Sabe aquele bolo todo enfeitado que você vê na padaria?, você nem comeu mas já tem aquela sensação que é gostoso e quer comprar?. rsrsrs...

Ou o teste drive no carro, que só de sentar nele e pegar no volante, sentido o banco te abraçar, o tranco da aceleração, você já se apaixona e quer comprar. Fica planejando juntar dinheiro, ou se tem a grana já pega a vista ou até parcela em 100X. Tato, Sentimento, Visão. Todas essas coisas estão lhe enviando gatilhos de prazer naquele momento, seu cérebro está gritando para você tomar uma decisão naquele exato momento.

Cabe a você ser emocional ou racional.

17 Gatilhos Mentais Para Vendas Que Vão Transformar o Seu Negócio

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais, eu terei o prazer de falar de cada um deles com você, vamos começar a conhecer cada um?.

Mas antes de começar a falar sobre os 17 gatilhos, primeiramente gostaria de dizer que foi o livro abaixo que me inspirou a escrever esse post. E sim, eu recomendo fortemente que se você puder adquirir esse livro, será um dos melhores investimentos que você fara em sua vida.

É um livro de copywriting, focado em estratégias de negócios e comunicação.

Caso queira conhecer mais sobre esse maravilhoso livro, eu recomendo que você adquira aqui.

Os 17 Gatilhos Mentais São:

  1. Autoridade;
  2. Prova Social;
  3. Escassez;
  4. Urgência;
  5. Prova (Conforme o Livro Gatilhos Mentais), é a joia da coroa;
  6. Curiosidade;
  7. Antecipação;
  8. Medo;
  9. Dor x Prazer;
  10. Compromisso e Coerência;
  11. Porquê;
  12. Reciprocidade;
  13. Exclusividade;
  14. "Inimigo Comum";
  15. Escolha;
  16. Garantia de Reversão de Risco;
  17. Simplicidade.

1. Autoridade

Com certeza, um dos gatilhos mentais mais poderosos para venda é o gatilho da autoridade. resumidamente ter autoridade é ser reconhecido por dominar aquilo que se faz no seu nicho.

Um grande exemplo disso é a marca Bombril, normalmente quando precisamos comprar esponja de aço para lavar louças ou usar para outras coisas, dificilmente falamos vai lá comprar esponja de aço, ou tem esponja de aço ai?.

O que 98% das pessoas falam é: tem bombril?

Ou seja, a marca bombril, se consolidou de uma tal forma, que os seus diversos produtos de limpeza são procurados através do nome bombril.

Isso é autoridade consolidada no nicho de limpeza. Conseguiu entender a dimensão disso?

2. Prova Social

A Prova Social é outro gatilho muito importante e posso dizer que está muito ligado ao gatilho da autoridade e o poder de influenciar outras pessoas.

Suponha que você está procurando por um produto de emagrecimento e existem duas pessoas na internet que são autoridade no assunto. Uma tem 1 milhão de seguidores do Instagram e no Youtube e a outra está com 120 mil seguidores apenas, bem menos que a primeira

A primeira faz lives falando sobre emagrecimento e mostra depoimentos de pessoas que obtiveram resultados após usarem o tal produto.

Já a segunda não faz lives e não tem muita prova social.

Qual delas você estaria mais propenso(a) a comprar?. Creio eu que a primeira né. Isso é prova social. Não é apenas falar, ela prova socialmente que aquilo funciona.

3. Escassez

O gatilho mental da escassez é muito poderoso para alavancar as suas vendas. Mas é preciso muito cuidado ao utilizá-lo, e vou te contar o porque.

Quando algo é limitado ele se torna valioso. Olhe para o ouro e o diamante, você encontra uma pedra dessas todos os dias caminhando na rua indo pra sua casa? Claro que não, além de serem materiais nobres eles são escassos, ou seja, difícil de conseguir. Muitas pessoas pagam fortunas em um anel de diamantes porque isso se torna exclusivo, são poucas pessoas que tem poder de compra de um objeto desses.

Então quando você oferece um produto ou serviço utilizando o gatilho da escassez, ativa-se imediatamente o pensamento do: Se eu não comprar agora eu vou perder e vou ficar de fora.

As pessoas gostam de sentir que fazer parte de algo exclusivo.

Mas conforme foi dito no começo, é preciso ter muito cuidado com o gatilho da escassez. Se você diz que somente as primeiras 50 pessoas ganharão um bônus ao comprar o seu produto/serviço, cumpra a palavra e a 51ª que comprar não receberá o bônus. Cumpra a promessa, as pessoas não querem ser enganadas.

Se você abre um carrinho com uma promoção de 50% para quem comprar até domingo dia tal até às 23:59, quando for 00:00 o preço deve voltar ao valor original.

O sucesso e o poder do gatilho mental da escassez anda de mãos dadas com a verdade e o cumprimento da sua palavra.

4. Urgência

O ser humano adora procrastinar e precisamos dar um empurrãozinho para ajudar ele a tomar as decisões. Por isso você tem um gatilho muito poderoso que é o da urgência.

A urgência levará o seu lead (potencial cliente) a querer tomar uma decisão.

E agora o que eu faço?

Veja, quando você utiliza o gatilho da urgência o lead fará a pergunta acima, ele terá que tomar a decisão se irá adquirir aquilo que você oferece ou não.

Por exemplo: Suponha que você oferece um produto físico e diz: são as últimas 34 unidades. Se ele tem interesse, precisa tomar a decisão, pois isso é urgente, só restam 34 unidades. E aqui também já remete o gatilho da escassez. Isso é urgente e escasso.

Ou, você lança seu curso e diz que o carrinho vai fechar nas próximas 48 horas e que novas turmas só serão abertas daqui 6 meses. Viu só como isso é urgente?

Dá mesma forma que foi dito na escassez, cumpra a sua palavra quando utilizar o gatilho da urgência.

5. Prova

O gatilho mental da prova é extremamente poderoso, é simplesmente você provar que aquilo que você fala é verdade.

E você pode mostrar os seus próprios resultados ou os resultados dos seus clientes (prova social), como resultados, depoimentos, etc, para demostrar as suas provas.

Quando você consegue provar o que fala, você reforça ainda mais a sua autoridade.

Imagine que você ofereça um e-book com receitas estratégicas para ajudar as pessoas a emagrecerem.

Ai você grava um vídeo do antes e depois, mostrando nitidamente os dois vídeos lado a lado. Quem olha percebe que realmente a uma diferença grande de perda de gordura.

Para reforçar ainda mais a prova, você pede para a pessoa gravar um depoimento falando do produto e como utilizar da forma correta para chegar naquele resultado, pronto, isso é prova, "matou a cobra e mostrou o pau", você acabou de quebrar uma grande objeção do será que funciona mesmo?. E ainda reforçou a sua autoridade.

6. Curiosidade

É característico do ser humano ser curioso e querer saber das coisas, pois sempre queremos estar por dentro de tudo o que acontece e quais são as novidades do momento.

Sabe aquele filme que você assistiu e que no final deixou um GAP para continuar a história no próximo filme?

Ou até mesmo aquela mensagem de WhatsApp que foi apagada?. Aposto que em todos esses casos você ficou super curioso(a) para saber o que era não é?. rsrsrsrsrs.

Vamos a um exemplo:

Suponha que você faça anúncios online, mas ainda está no nível básico e quer aprender mais, ou seja, aumentar o seu nível de conhecimento com as técnicas mais avançadas.

Com certeza a primeira coisa que você irá fazer e procurar nos mecanismos de busca como Youtube e Google tutoriais que ensinam técnicas avançadas de como fazer anunciar online.

E porque você fez isso?. O simples fato de você entender que o seu conhecimento em anúncios online é básico, despertou uma necessidade/curiosidade de você querer saber mais sobre o assunto.

Agora imagine o seguinte, depois de tudo isso que você leu sobre o gatilho mental da curiosidade, suponha que você esteja no Youtube vendo alguns vídeos e aparece um vídeo sugerido com a seguinte descrição:

Capa: Técnicas Avançadas de Anúncios Online

Título: Aprenda as técnicas avançadas para fazer anúncios online assistindo apenas 5 vídeos.

Eu diria que as chances de você clicar para ver os vídeos é enorme, pois você já possui a necessidade de aprender e ainda despertou uma grande curiosidade em você não é.

Como assim apenas 5 vídeos?

Esse é o poder da curiosidade.

7. Antecipação

O gatilho mental da antecipação também tem relação com a novidade.

O melhor exemplo que posso dar é o da Apple. Todas as vezes que a Apple vai lançar um produto novo, ocorrem muitas campanhas de publicidade antes mesmo do produto ser lançado. O objetivo é despertar o desejo de compra daquilo que é uma novidade/exclusividade.

Um filme de Hollywood é anunciado por meses antes mesmo de sair nos cinemas e todo mundo já está louco pra poder assistir.

Tudo isso é antecipação e também novidade, pois trata-se de algo novo.

O efeito da antecipação nos dá a sensação de prazer antes mesmo de termos o produto ou chegar a data do evento.

Pare por um minuto, feche os olhos e imagine que no domingo você vai buscar aquele carro zero quilômetro, sem placa, cheirinho de novo. Isso já te de aquela sensação de prazer, não é?. Mesmo você não tendo comprado nenhum carro?, rsrsrs. Esse é o poder da antecipação.

E se você usar isso nas suas estratégias de vendas, com certeza aumentarão as chances de conseguir mais vendas nos seus lançamentos. Use esse , pois é mais um dos poderosos Gatilhos Mentais Para Vendas

8. Medo

Não se esqueça que os gatilhos se misturam e podem ser trabalhados de forma combinada ou se preferir isolada.

O gatilho mental do medo ativa as emoções das pessoas. Mas como assim medo?, medo do que afinal?

Esse exemplo eu tirei do livro gatilhos mentais que citei logo acima.

Imagine essa comunicação.

"Leia isso ou MORRA".

Segundo o livro Gatilhos Mentais do autor Gustavo Ferreira, essa foi uma comunicação real usada por um grande copywriter e que foi uma campanha "arrasa quarteirão".

O livro também nos dá o seguinte alerta:

"É preciso entregar uma promessa real após uma chamada forte como essa".

"Uma da formas que você pode ativar o medo é apenas falando sobre a sobrevivência das pessoas".

"Porém, de modo geral, esse formato de comunicação só funciona uma vez".

"Ou seja, se hoje você cria uma comunicação sobre "leia isso ou morra", não adianta daqui a 2 semanas ou 2 meses criar novamente o mesmo gancho".

"Se você usa esse gancho mais de uma vez, de forma inconsciente saberão que é algo batido, e que é mais uma campanha de vendas".

Então muito cuidado com a apelação e a repetição ao utilizar o gatilho do medo, pois precisamos saber usar bem os Gatilhos Mentais Para Vendas.

Exemplos de gatilhos do medo.

  • Sua saúde é importante para você?, e porque você ainda não contratou o nosso plano?
  • Garanta o futuro do seu filho com educação de qualidade.
  • Pare de fumar agora mesmo ou tenha câncer daqui 30 anos.
  • Aprenda a economizar agora mesmo ou não terá nenhum centavo daqui 15 anos.

9. Dor x Prazer

Dor x prazer é um gatilho mental que as pessoas estão o tempo todo querendo resolver. Ninguém quer estar no estágio da dor e quando está, rapidamente começa a mexer os pauzinhos pra sair do estado da dor e ir para o estado de prazer.

Quando falo pra você sobre dor, estou falando de algo que incomoda e prazer como o próprio nome já diz, é algo que nos dá prazer, satisfação.

O exemplo mais clássico é uma pessoa que não está se sentindo bem com o seu corpo físico, pode estar um pouco mais gordinha ou um pouco mais magrinha, isso seria um dor que ela tem.

Um prazer para ela seria olhar no espelho e ver um corpo mais definido.

Uma outra dor seria não ter um pouco a mais de dinheiro para poder financiar um apartamento, uma casa, um carro, fazer aquela viagem, etc. Agora imagine se você tem um produto com uma copy oferecendo um treinamento que ensina a pessoa a ganhar essa renda extra?

O segredo da Dor X Prazer é você levar a pessoa, ou seja o seu lead (potencial cliente) de um Ponto A até um Ponto B.

O Ponto A é o estágio da dor e o Ponto B é o estágio do prazer (que é onde ela quer chegar).

Imagine novamente uma pessoa um pouco mais gordinha/magrinha, ela está no Ponto A, procurando por soluções e encontra um personal trainer na internet, esse personal entrega conteúdos em Blogs e Canal no Youtube falando de boa alimentação e práticas de exercícios físicos.

Então a pessoa começa a consumir esses conteúdos até ouvir falar pela primeira vez no seu treinamento/mentoria que é o que ela precisa para ter o corpo que deseja (chegar no ponto B).

Viu?, você pode utilizar esse gatilho para oferecer a sua solução.

10. Compromisso e Coerência

Uma coisa é fato, o ser humano sempre tende a repetir muitos padrões ao longo de sua vida, e isso é hábito e um dos Gatilhos Mentais Para Vendas bem importantes.

Existem estudos que dizem que para conseguir mudar ou adquirir um novo hábito, você precisará ter consistência e repetir essa nova rotina/padrão, por pelo 21 dias.

Não estou entrando no detalhe da ciência dos hábitos, mas a mudança de um hábito pode variar bastante. Pois alguns dizem 21 dias, outros 60 dias, outros 90 dias, etc.

O fato é que quanto mais compromisso e coerência você tiver com aquilo que se propôs a fazer, mais chances de sucesso você terá.

E como você pode usar essa gatilho ao seu favor, influenciando outras pessoas?

Vou dar um exemplo que tirei do livro gatilhos mentais.

Usando junto a Antecipação, você poderia falar assim:

"Se você está empolgado com essa novidade que vou trazer semana que vem, responda sim".

Você criou uma interação com as pessoas e quando elas começam a responder sim, já começa a criar uma situação de comprometimento delas com você.

Outro exemplo:

Você não precisa mudar de emprego para ganhar R$ 3.560,00 a mais como renda extra, você gostaria de saber como?, responda sim.

Se as pessoas então abertas a responder um Sim para você, seja no e-mail, direct, live, página de captura, etc. Ficará mais fácil conseguir um sim quando você fizer a oferta do seu produto, pois ela já está engajada com você, a sequência de Sim's está mostrando para ela mesma que o que você diz faz sentido e é importante, e uma sequência se Sim irá facilitar bastante o último Sim.

11. Porquê

Porquê (motivo) é o que leva as pessoas a te entenderem e tomarem a ação desejada por você. A sua comunicação precisa ser clara e objetiva.

Somos seres humanos e racionais, o tempo todo perguntamos anós mesmos se devemos ou não fazer alguma coisa, tomar uma decisão.

  • Porquê a sua empresa existe?;
  • Porquê o seu produto é melhor?;
  • E Porquê isso...
  • Porquê aquilo...

Veja o motivo de ser claro e objetivo na sua comunicação, mostre o Porquê das coisas.

1) Baixe esse E-book, ele é grátis.

2) Baixe o E-book gratuitamente. Nele você encontrará 37 dicas de marketing digital que te ensinarão a ter uma renda extra de pelo menos R$ 2.350,00 por mês, sem que você precise abandonar o seu trabalho. você só precisa se dedicar 2 horas do seu dia.

Agora me fale, qual frase acima tem comunicação e mostrou o Porquê?

12. Reciprocidade

A reciprocidade é um gatilho mental muito poderoso e pode ser muito utilizada no marketing de conteúdo (entrega de valor), além de outros. Mas no marketing de conteúdo você está entregando valor gratuitamente, ou seja, ajudando. E é ai que começa uma relação de reciprocidade.

Pense comigo, sabe aquela festa de final de ano?. Você vai encontrar a sua família e todo mundo te dá presentes e você não leva presentes pra ninguém, não dá aquela dorzinha no peito?, você fica mau com você mesmo. Isso é reciprocidade, você não retribuiu a altura.

Ou aquele aniversário que você vai e dá um super presente, e quando é o seu aniversário a pessoa vem só pra comer e não te dá nem um parabéns. É chato né. Não teve reciprocidade.

Ou seja, a reciprocidade é o gesto humano de tentar agradecer a outra pessoa de alguma forma.

E para que as pessoas tenham reciprocidade com você, entregue conteúdo gratuito, entregue valor, ajude realmente, não esperando que a reciprocidade ocorra imediatamente por parte delas, mas se tiver de acontecer será natural, ela vai sentir no coração e irá te retribuir, quem sabe até comprando um produto seu e não do concorrente.

13. Exclusividade

Um dos gatilhos mentais para vendas mais importantes é o da exclusividade.

Afinal de contas quem é que não gosta de exclusividade não é?. Isso é muito valorizado pelas pessoas.

As pessoas precisam se sentir importantes, para elas e para os outros. Sendo assim, faça com que os seus potenciais clientes e clientes se sintam importantes, mostre para eles que você se preocupa com eles e que eles realmente são importantes para você, que elas fazem parte de uma comunidade, uma familia.

Não é só vender um produto/serviço e pronto, não preciso mais dar atenção, continue com o seu bom atendimento no suporte, tirando dúvidas, ajudando, aumentando o relacionamento.

Existem diversas formas de oferecer algo exclusivo, pode ser um E-book, um mini curso, entrar para um grupo de WhasApp, Telegram, Comunidade no Facebook, quem sabe uma mentoria gratuida de 1 hora.

O importante é que todas essas opções realmente entreguem valor e que a outra pessoa se sinta ajudada.

14. "Inimigo Comum"

O "inimigo comum" é um dos Gatilhos Mentais Para Vendas mais utilizados, pois vejo muito no marketing digital.

Mas o que seria um inimigo comum? vamos lá?.

Imagine uma Copa do Mundo, duas seminiais:

> Brasil X França

> Argentina X Alemanha

O Brasil ganha da França e vai pra final e a Argentina Ganha da Alemanha e vai pra final.

Final será Brasil e Argentina

É bem provável que agora os torcedores da Alemanha irão torcer para o Brasil e os torcedores da Franca irão torcer para a Argentina.

Ou seja, inimigo comum é algo que ameaça ou ameaçou algum grupo de pessoas interessadas ou uma pessoa em específico.

Caso o seu potencial cliente tenha um trabalho CLT, um inimigo comum dele poderia ser:

  • ganhar pouco;
  • não ganha aumento;
  • não ser reconhecido pelo trabalho;
  • pegar muito trânsito;
  • trabalho é muito longe;
  • falta de tempo para a família;
  • falta de dinheiro para poder viajar;
  • não ter liberdade geográfica;
  • etc.

Nota: Cuidado ao utilizar o gatilho mental do inimigo comum, evite falar de política, religião, sexualidade, etc. Nunca entre em polêmicas.

15. Escolha

Esse gatilho é muito importante e quando bem utilizado evita confusões no consumidor, pois uma simples dúvida pode fazer com que a venda não ocorra.

Você chega no carrinho de sorvetes de massa e tem 20 sabores, com certeza você ficará pensando, pensando, pensando em qual quer e talvez perca a vontade e nem compre.

Agora se tiver só chocolate e morando não fica mais fácil tomar a decisão e tomar um sorvete?

Então uma estratégia seria oferecer poucos produtos de forma estratégica para que a decisão de compra aconteça de forma mais fácil (não confundindo o consumidor) e rápida (é esse, vou comprar).

16. Garantia de Reversão de Risco

A garantia é uma das objeções que precisam ser quebradas logo de cara. Afinal de contas não é maravilhoso poder adquirir um produto/serviço tendo o direito de se arrepender?, sem perdas ou consequências?.

Coloque a garantia em seus anúncios, sites, páginas de venda, em todos os lugares que puder.

Empresas grandes, médias e pequenas usam a garantia como um atrativo para fechar as vendas, pois os clientes sabem que caso o produto/serviço não os atenda, eles estarão protegidos, assim fica mais fácil passar o cartão, pois se sentem seguros.

  • Você satisfeito ou o seu dinheiro de volta;
  • Não gostou?, mande um único e-mail em até 7 dias e devolvemos 100% do seu dinheiro;

Use a sua imaginação e sempre cumpra com a garantia.

17. Simplicidade

Suponha que você está indo para algum lugar e existem dois caminhos, o mais perto e o mais longe, ambos te levarão ao mesmo lugar. Por qual deles você vai?

Creio eu que pelo caminho mais curto né, você quer andar menos ou economizar gasolina.

O gatilho mental da simplicidade é amplamente utilizado no marketing digital e a missão principal aqui é mostrar como atingir o objetivo final de maneira mais fácil/clara possível.

Lembre-se: somos seres humanos, sempre buscamos atalhos, queremos chegar lá rápido, ter resultados e se o caminho a percorrer for o menor e/ou mais claro possível, melhor.

Exemplos:

3 Etapas Para Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa.

Faça esse exercício 1X ao dia, por 40 minutos durante 60 dias e emagreça.

5 coisas que te fazem ficar bem de vida.

Conclusão

No Post de hoje falamos de gatilhos mentais para vendas e eu te mostrei o que são gatilhos mentais para vendas, as principais diferenças entre persuasão e manipulação, você viu também sobre a aplicação dos gatilhos mentais no seu conteúdo, sobre a tomada de decisão do nosso cérebro e viu um pouquinho dos 17 gatilhos mentais, que são: Autoridade, Prova Social, Escassez, Urgência, Prova, Curiosidade, Antecipação, Medo, Dor X Prazer, Compromisso e Coerência, Porquê, Reciprocidade, Exclusividade, "Inimigo Comum", Escolha, Garantia e Simplicidade.

E ainda te apresentei o livro gatilhos mentais que tem 31 gatilhos maravilhosos, não deu pra falar tudo aqui. Sinceramente, você precisa compra o livro gatilhos mentais, é preço de banana comprando aqui se comparado ao conhecimento que você vai adquirir.

Agora eu quero saber de você, gostou do Post?, faltou algum gatilho que você queria saber?, teve dúvidas? Deixa aqui nos comentários, vamos discutir para evoluirmos juntos.

Vou ficando por aqui e vejo você no próximo Post.

Abraço!

PS: No meu Canal do Youtube tem muito conteúdo também, confere lá clicando aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro