Como Fazer Vídeos no Youtube [Guia Definitivo]
Não sabe como fazer vídeos no Youtube? Então você chegou ao lugar certo, pois a partir de agora você irá mergulhar em um conteúdo muito completo sobre a criação de vídeos para o Youtube.
Mas antes de começarmos, veja o porque você precisa criar um canal no Youtube o quanto antes.
Quando as pessoas querem saber sobre alguma coisa ou querem comprar alguma coisa, elas vão pesquisar em dois lugares, o primeiro é o Google e o segundo é o Youtube.
E sabe porque isso? Por que elas são plataformas de pesquisa, é isso mesmo.
O Google é o site mais acessado do mundo e em segundo lugar vem o Youtube.
Sendo que o Google é a principal plataforma de pesquisas do mundo e o Youtube é a principal plataforma de pesquisa de conteúdos de vídeo do mundo.
Sendo assim, você já percebeu o porque que o Youtube é tão poderoso não é?
As pessoas estão no Youtube e se você aprender como fazer vídeos no Youtube, terá a chance de fazer negócios e ganhar muito dinheiro, podendo mudar a sua situação financeira.
Então eu te convido a ler este artigo até o final, pois vou te entregar todo o conteúdo necessário para que você não tenha mais dúvidas sobre como fazer vídeos no Youtube e além disso vai aprender a ganhar dinheiro nesta plataforma também.
Tenha uma ótima leitura...
Como Fazer Vídeos no Youtube: Estratégia Completa
Antes de você aprender como fazer vídeos para o Youtube, é muito importante que você entenda o seguinte: Gravar vídeos para o Youtube é uma profissão.
É por isso que muitas pessoas mudaram as duas vidas e hoje vivem confortavelmente apenas com a renda que ganham postando vídeos no Youtube.
Porém, muitas pessoas acham que é só postar um monte de vídeos lá dentro do Youtube e que vão começar a ganhar muito dinheiro como um passe de mágica e não é assim que funciona.
Só é possível ganhar dinheiro no Youtube fazendo vídeos do jeito certo e postando do jeito certo. É isso que você vai começar a aprender a partir de agora.
Defina o Nicho do Seu Canal no Youtube
Se você realmente quer aprender como fazer vídeos no Youtube e ganhar dinheiro da forma certa, você precisa definir o nicho do seu canal o quanto antes, na verdade é a primeira coisa que deve ser feita.
O nicho será o assunto do seu canal.
Imagine a seguinte situação:
Suponha que você goste de falar sobre o assunto de como ganhar dinheiro na internet. Porém, existem várias formas de se ganhar dinheiro na internet, correto?
Algumas temas sobre o assunto poderiam ser:
- marketing de afiliados;
- gestão de tráfego;
- criar um canal no Youtube;
- fazer lançamento de produtos;
- ser um social media.
Etc...
Viu só, falar sobre ganhar dinheiro na internet é muito vago. Você precisa ser específico, ou seja, ter um nicho principal.
Assim que você definir o seu nicho, nada te impede de falar sobre subnichos do tema principal. Mas o importante é que você defina o seu nicho o quanto antes.
Equipamentos Para Fazer Vídeos no Youtube
Depois de dar o primeiro passo que é definir o nicho do seu canal, chegou a hora de falarmos um pouco sobre os equipamentos utilizados para fazer vídeos no Youtube.
Essa é uma grande dúvida de quem pretende fazer vídeos no Youtube, quais equipamentos comprar?
Eis a questão!
Calma...
Não saia por ai comprando equipamentos desesperadamente, pois você não precisa de equipamentos sofisticados para começar, pois um bom vídeo para o Youtube só precisa ter:
- imagem nítida
- boa qualidade de áudio
Poste vídeos no Youtube com imagem nítida
Quando eu falo que você precisa postar vídeos no Youtube com a imagem nítida, estou querendo dizer que o vídeo só precisa ser bom o suficiente para que o usuário (quem estará assistindo o seu vídeo) veja as imagens claramente sem dificuldade.
E para isso é importante que a gravação do vídeo seja realizada em um ambiente iluminado.
Se você não tem dinheiro para comprar equipamentos de iluminação, grave os vídeos durante o dia. Abra as portas e as janelas da sua casa e aproveite a luz do sol.
Sobre a Qualidade do Áudio nos Vídeos do Youtube
Preste muita atenção nisso aqui, pois este tema é muito delicado quando o assunto é gravar vídeos para o Youtube.
Com toda certeza, a qualidade do áudio é muito mais importante do que a qualidade do Vídeo.
Você pode ter uma qualidade de vídeo de apenas 720p mas se a qualidade do áudio é boa/ótima, então será aceitável. Se o conteúdo interessar ao usuário ele continuará assistindo o seu vídeo.
Mas o contrário, também é verdade.
Não adianta nada você gravar um vídeo com a qualidade em 4k, mas a qualidade do áudio é péssima.
Uma hora o áudio aumenta, outra hora diminui, daqui a pouco corta, depois o áudio fica distorcido, estridente, etc. É aquela qualidade de áudio que dói o ouvido de quem está escutando, se tornando desconfortável.
Se você gravou um vídeo com um áudio insuportável, nem poste no Youtube. Assista o vídeo depois de gravá-lo, se coloque no lugar do usuário e sinta de é confortável o desconfortável assistir ao seu vídeo.
Equipamentos para gravar vídeos para o Youtube
Tendo um celular com uma câmera para gravar vídeos com uma imagem nítida e tendo um fone de ouvido (aqueles que vem no próprio celular) já é o suficiente pra gravar seus vídeos.
Se possível, tende utilizar a câmera traseira do celular, pois a câmera traseira sempre tem uma qualidade de vídeo melhor quando comparado com as câmeras frontais. E se não for possível gravar com a câmera traseira, use a frontal mesmo, vai que vai...
Lembre-se disso:
As pessoas que entram no Youtube e pesquisam algo só querem se divertir ou aprender algo novo. Elas só querem resolver os problemas delas. E você não precisa de um Studio profissional para gravar seus vídeos, apenas entregue o que elas precisam com uma boa imagem de vídeo e uma boa qualidade de áudio, é só isso.
Sendo assim, comece com o que você tem e depois que você aprender como fazer vídeos no Youtube e começar a ganhar dinheiro com o Youtube, ai sim você pode investir em equipamentos melhores.
Mas, se você tem um dinheiro ai e quer investir em equipamentos melhores, vou te fazer algumas recomendações dos melhores equipamentos de acordo com seu bolso.
Câmeras
- Nikon Coolpix B600: câmera semiprofissional, ótima para gravar vídeos Vlogs, filmar ao ar livre, gravar pegadinhas, dentro de casa, Studio;
- Sony ZV-1: ótima para gravar vlogs, filmar dentro de casa ou dentro de um Studio;
- Canon Powershot Sx420: ótima opção para gravar ao ar livre também;
- Sony Handycam HDR CX405: ótima opção e com valores bem acessíveis se comparado a outras câmeras;
- Canon EOS Rebel T7: Câmera profissional tipo DSLR.
Webcams
Se pensa em aprender como fazer vídeos no Youtube no formato tutorial, gravando a tela do computador, com sua imagem aparecendo no canto da tela, então uma Webcam é o suficiente pra você.
- webcam logitech c270
- Logitech C920
- webcam logitech brio 4k: A melhor Webcam do mundo
Microfones
- Kit Microfone BM 800 + Braço articulado
- Microfone Com Fio Condensador Sf-666
- Microfone de Lapela BOYA BY-M1
- Microfone HyperX Solocast, USB
- HyperX QuadCast Microfone Usb Condensador p Gamers/Streamers
Iluminação
Software Para Editar Vídeos
Bom, chegou o momento de você conhecer alguns softwares para fazer as edições dos vídeos do Youtube. Vou te recomendar o que eu considero ser o melhor Software para PC e o melhor aplicativo para editar vídeos no celular. Ambos são gratuitos.
Shotcut (Programa para PC/Notebook)
O Shotcut é um dos melhores editores de vídeos gratuitos, muito fácil de usar e está disponível para baixar PC's/Notebooks que usam sistemas GNU/Linux, macOS e Microsoft Windows.
Canal onde aprendi a usar o Shotcut
Se você é um iniciante no programa Shotcut, recomendo que você aprenda a usar o Shotcut no Canal Mais Vídeo Mundo. É um dos melhores canais para aprender sobre o Shotcut.
Inshot (App para celular)
Um aplicativo de edição de vídeo para Youtube bem legal é o InShot. O App está disponível para Android e IOS. Super recomendo este App, mas se quiser conhecer outros aplicativos para editar seus vídeos para o Youtube, então recomendo que leia o artigo Aplicativos de Edição de Vídeos: Os 19 Melhores
Programa Para Gravar a Tela do PC
E pra você que quer gravar vídeos fazendo tutoriais, então vai precisar gravar a tela do seu PC, certo?
Achou que eu iria te deixar na mão, claro que não, hahaha. Vou te recomendar o melhor gravador de telas gratuito que existe, o OBS Studio.
O programa está disponível para os Sistemas Windows, Mac e Linux. Show né?
E se você não souber instalar e configurar o seu OBS Studio, recomendo que assista os vídeos do Canal Abrigo 76.
Conclusão da 1ª Parte
Aposto que quando você pesquisou como fazer vídeos no Youtube, talvez não tenha imaginado que encontraria um artigo tão completo assim não é? srsrsrs...
Bom, conforme eu disse lá no começo do artigo, vou te entregar todo o conteúdo que você precisa para criar vídeos para o Youtube e além disso ganhar dinheiro na plataforma.
E porque estou fazendo uma conclusão da 1ª parte?
O motivo é bem simples, quero separar aquilo que você vai precisar mas que está fora do Youtube com a parte que está dentro do Youtube.
Até agora só falamos dos recursos como: nicho, equipamentos, softwares e programas. Mas tudo isso são recursos externos ao Youtube.
Enfim, a partir de agora começamos a falar de Youtube propriamente dito.
Como criar um Canal no Youtube?
Siga os passos abaixo para criar o seu canal no Youtube
1. Conta no Gmail
O primeiro passo é ter uma conta no Gmail, pois é a partir de uma conta no Gmail que você conseguirá criar o seu canal no youtube.
O Google e o Youtube são empresas diferentes porém pertencentes a mesma empresa que é o google. Tanto é que para vincular a sua conta do Google Ads ao Youtube e ser um parceiro do Youtube utilizando o Google Adsense, você precisará ter um Gmail para isso.
Então o que eu te recomendo é:
Crie uma conta Gmail exclusiva para seus trabalhos profissionais e use apenas para seus trabalhos com Youtube, Google Ads e Google Adsense.
2. Tenha um nicho definido
Já falamos sobre nicho lá no começo do artigo.
3. Dê um nome para o seu canal
Antes de criar um canal no Youtube, é muito importante que você já tenha o nome do canal definido.
A escolha do nome do seu canal é fundamental e se possível tente escolher um nome que tenha relação com o seu negócio/nicho.
Outra dica é que dependendo do assunto do seu canal você também pode usar o seu próprio nome ou criar uma marca relacionada ao seu negócio.
Por exemplo: Como eu falo de marketing digital, eu dei o nome para o meu canal de Conversão Sem Limites.
No marketing digital se usa muito o tempo Conversão, então eu juntei o útil ao agradável e virou conversão sem limites.
Presta bem atenção no nome do seu canal tá ok?, pois assim que você atingir mais de 100 inscritos já será possível personalizar o link do seu canal. E só é possível definir o link do canal uma única vez.
Então, pense no nome do seu canal com muito carinho.
No meu caso, o link único e exclusivo para o meu canal é youtube.com/conversaosemlimites
4. Criando o Canal no Youtube
Com o Gmail, nicho e nome do canal definidos é hora de criar o canal.
- Faça o login com a sua conta do Gmail no youtube em um computador ou no site móvel
- Clica na sua foto de perfil
- Depois clique em Criar um canal
- Vai aparecer uma janela para você iniciar todo o processo
5. Layout
É hora de personalizar o layout do seu canal, clique em Personalizar Canal e vai na opção layout. Aqui você poderá fazer algumas configurações, como:
Trailer do canal para não Inscritos
O trailer do canal é um vídeo que todas as pessoas que chegam no seu canal pela primeira vez irão ver, elas só deixarão de ver esse vídeo quando elas se inscreverem no seu canal.
Aproveite essa oportunidade para falar sobre o seu canal, quais são os conteúdos que elas irão encontrar e porque elas deveriam se inscrever.
Aproveite também para colocar links importantes na descrição desse vídeo, pois esses links ficarão visíveis para todos os novos visitantes.
Essa foi a segunda super dica de como criar um canal no youtube, pois essa dica te dará muita visibilidade. Então, se liga e faça um trailer bem elaborado para o seu canal.
6. Branding
Vá em Personalizar Canal e depois Branding. O branding é marca, então você precisará definir:
- Uma foto ou logo para o seu canal
- imagem do banner
- E pode colocar uma Marca-d'água do vídeo
Foto
A foto precisa ter o tamanho máximo de 4 MB, com pelo menos 98 x 98 pixels, precisa ser no formato PNG ou GIF e deve atender as diretrizes da comunidade do Youtube.
Imagem do Banner
O Youtube recomenda que a imagem do banner seja de até 6 MB com pelo menos 2.048 x 1.152 pixels, isso vai garantir melhores resultados em todos os dispositivos.
Para fazer o seu banner eu te recomendo a ferramenta canva. Vai no canva e digita Arte de Canal do Youtube que já vai aparecer o tamanho certo do layout do banner.
Marca-d’água do vídeo
A marca do vídeo é o botão que aparece no canto inferior direito dos seus vídeos. Você pode colar uma imagem com uma mensagem desse tipo:
- Inscreva-se
- Inscreva-se no canal
- Faça sua Inscrição
- Assinar canal
- Etc.
É mais um recurso para as pessoas lembrarem de se inscrever no seu canal, clique aqui e veja alguns exemplos de Marca-d'água para se inspira. Observação: tamanho recomendado da imagem deve ser se 150 x 150 pixels.
Veja os detalhes no vídeo
7. Informações Básicas
Vá em Personalizar Canal e depois em Informações Básicas. Aqui você pode fazer um resumo sobre do que se trata o seu canal, colocar palavras-chaves/tag relacionadas ao seu canal e também pode colocar as suas informações de contato, como: sites, blogs, redes sociais, WhatsApp, Telegram e muito mais.
Para saber como encontrar palavras-chave para o seu canal assista o vídeo abaixo:
8. Geral
No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em geral. Aqui você deverá escolher a moeda do seu país, por exemplo, estou no Brasil, portanto no meu caso a moeda é o BLR - Real Brasileiro.
Essa alteração não irá interferir quando o Youtube começar a fazer os pagamentos, claro, após a sua monetização conforme as regras do Google Adsense.
Os pagamentos feitos pelo Youtube são realizados em Dólar Americano e depois serão convertidos para a moeda do seu país, e o valor que você vai receber dependerá do valor do dólar naquele momento.
9. Canal
No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em canal. Aqui você deverá fazer as configurações de Informações Básicas, Configurações Avançadas e Qualificação Para Recursos.
Informações Básicas
Vá em país de residência e escolha o seu país. Não deixe de escolher o país correto. Depois vá em palavras-chave e insira quais são as palavras-chave que você pesquisou que tenha relação com o seu canal.
Nota: digite a palavra-chave e depois coloque uma vírgula após a última letra para ativar a palavra-chave.
Configurações Avançadas
Em configurações avançadas > Públicos: você deverá informar ao Youtube se o seu conteúdo é para criança ou não:
Dica:
- Se o seu conteúdo é infantil, ou seja, direcionado a crianças: marque SIM, configurar este canal como conteúdos para crianças.
- Se o seu conteúdo não é infantil, ou seja, é para adultos: marque NÃO, configurar este canal como não sendo de conteúdo para crianças.
Essa foi outra dica de como criar um canal no youtube, preste bem a atenção em quem é o seu público e marque corretamente para não ser punido pelo youtube
Na opção Vinculação de contas do Google Ads, você também poderá vincular a sua conta do google ads, para criar a sua conta no Google Ads basta clicar aqui.
Na opção transcrição automática, marque a caixa para evitar palavras possivelmente impróprias como ofensas e palavrões.
Qualificação Para Recursos
Aqui nesta aba você deverá ativar a opção Recursos Padrão e deverá fazer a verificação do seu numero de telefone na opção Recursos que exigem a verificação do número de telefone. Assim todos os recursos do Youtube serão habilitados no seu canal.
10. Padrões de Envio
No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em Padrões de Envio. Preencha os campos informações básicas e configurações avançadas.
Informações Básicas
Título
Nesse campo você coloca o título do vídeo, recomendo deixar este campo em branco, pois é bem provável que cada vídeo que você postar terá um título diferente.
Descrição
Aqui neste campo, você pode colocar informações comuns que você queira mostrar nos vídeos que postar, como por exemplo: links e suas redes sociais. Dessa forma, quando você subir um vídeo para o Youtube, ganhará em tempo, pois você não precisará ficar digitando as mesmas informações em cada vídeo que for postar.
Preenchendo este campo, quando você postar um vídeo as informações serão carregadas automaticamente.
Visibilidade
Escolha o status do seu vídeo assim que ele for postado, ele pode ser público, privado ou não listado. Recomenda-se deixar como privado, pois caso tenha algum erro no seu vídeo você poderá corrigir. E também é importante deixar em privado para dar tempo do Youtube fazer a análise de direitos autorais antes do seu vídeo ser publicado.
Tags
Neste campo, você deve colocar as palavras-chave que tem relação com o seu canal, são as tags que você pesquisou conforme a etapa 7. Essa etapa é muito importante porque vai ajudar no ranqueamento/divulgação do seu canal.
Sendo assim, não deixe de preencher todos esses campos, pois é mais uma dica valiosa de como criar um canal no Youtube.
11. Permissões
Em permissões você não precisa alterar nada, quando você clicar nessa aba, normalmente vai aparecer o seu nome, seu e-mail do Gmail e você com status de proprietário.
12. Comunidade
Na aba comunidade você poderá definir os filtros automatizados e alguns padrões.
Filtros automatizados
Nesta opção você poderá definir moderadores, usuários aprovados, usuários ocultos, palavras bloqueadas e também bloquear links (só marcar a caixa).
Entre nessa aba e passe o mouse sobre o símbolo de interrogação (?) para entender o detalhe de cada um.
Padrões
Em padrões você poderá definir as configurações de comentários nos seus vídeos novos. Recomendo que escolha a opção reter comentários possivelmente impróprios para análise.
Recomendo também que marque a caixa Mensagens no seu chat ao vivo. Dessa forma o Youtube irá reter para análise as mensagens do chat potencialmente impróprias.
13. Contrato
Nesta aba você não precisa fazer nada, caso queira saber sobre os termos e serviços que estão no contrato no Youtube, você só precisa clicar em saiba mais.
Pronto, pra quem queria aprender como fazer vídeos no Youtube, você foi muito além. Pois você já conhece todos os recursos para criar vídeos para o Youtube e acaba de saber como criar um canal no Youtube e como fazer todas as configurações necessárias.
Se você chegou até aqui, meus parabéns, pois você já adquiriu muito conteúdo e conhecimento sólido sobre como fazer vídeos no Youtube.
Com todas essas informações agora é só botar a mão na massa e começar a criar e editar os seus vídeos. E partindo do princípio que você já criou e editou o seu vídeo, agora você vai aprender o passo a passo de como postar vídeo no Youtube.
Como Postar Vídeos no Youtube
A partir de agora você vai conhecer as etapas para publicar um vídeo no Youtube.
Publicando vídeos pelo PC/Notebook
- Faça o login no seu canal do Youtube e vá para a página inicial. No canto superior direito tem um símbolo de uma câmera com um sinal de +. Passando o mouse sobre o símbolo vai aparecer Criar. Clique na câmera;
- Clique em Enviar vídeo;
- Clique em Selecionar Arquivos para fazer o upload do seu vídeo ou arraste o vídeo para o centro do retângulo (onde tem uma SETA apontando para cima);
- O Upload vai começar e você será redirecionado para a próxima página.
Chegando nesta página e caso o seu canal ainda não seja monetizado, você verá as abas detalhes, elementos do vídeo, verificações, visibilidade.
Na aba Detalhes, preencha:
Título do vídeo
O título do vídeo é um dos recursos mais importantes, este será o assunto do vídeo. Então seja estratégico e coloque a palavra-chave do seu vídeo no título para ajudar nos mecanismos de busca (SEO), dessa forma as pessoas vão encontrar seus vídeos com mais facilidade quando elas pesquisarem no Youtube.
Descrição do vídeo
Depois de aprender como fazer vídeos no Youtube, é importante que você saiba fazer um bom SEO também.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), ou seja, é otimizar os seus vídeos para que eles sejam encontrados no Youtube.
E a descrição é um ótimo local para isso, por exemplo:
Suponha que você crie um vídeo para o Youtube focando na seguinte palavra-chave "como fazer vídeos no Youtube). Se este é o título, no momento de fazer a descrição você poderia fazer um pequeno texto falando mais sobre o tema. Porém, usando outras palavras-chave que são variações da palavra-chave principal.
Exemplos de outras variações da palavra-chave principal:
- como fazer vídeos para o youtube
- como gravar videos para o youtube
- ou ainda, como fazer um vídeo no youtube
- como gravar um vídeo no youtube
Viu só? aproveite este campo e faça um bom SEO.
Aqui podem ser inseridos links das suas redes sociais e demais informações que você julgar necessário.
Miniatura do vídeo
A miniatura do vídeo é a capa do seu vídeo e deve possuir um tamanho de 1280 x 720 pixel.
Playlists
A playlist é um recurso onde você vai colocando vídeos em sequência e esses vídeos falam sobre um mesmo assunto. Por exemplo: No meu canal tem playlist só de vídeos sobre anúncios no Google Ads.
Público
Aqui em Públicos você deve selecionar se o seu conteúdo é ou não é para crianças. Já adianto o seguinte: Se o seu canal não é um canal infantil, então sempre deixe marcado que o seu conteúdo não é para crianças.
Restrição de idade
Aqui você vai restringir a idade das pessoas que poderão acessar seus vídeos, maiores ou menores de 18 anos de idade.
Promoção paga
Marque esta opção se o seu vídeo irá conter promoção paga, se será patrocinado por alguma ou terá o endosso de algum produto.
Capítulos automáticos
Recomendo marcar esta opção.
Lugares
Recomendo marcar esta opção.
Tags
Aqui em tags você pode adicionar palavras-chave correspondentes, que são as mesmas palavras-chave que você inseriu lá na descrição do seu vídeo, inclusive a palavra-chave principal.
- como fazer vídeos no youtube
- como fazer vídeos para o youtube
- como gravar videos para o youtube
- ou ainda, como fazer um vídeo no youtube
- como gravar um vídeo no youtube
Certificação de legendas e idiomas
Selecione o idioma do vídeo e o certificado de legenda.
Data e local de gravação
Defina a data e o local da gravação do vídeo
Licença
Recomendo selecionar Licença padrão do Youtube e deixar marcado:
- Permitir incorporação do vídeo
- Publicar no feed de inscrições e enviar notificações aos inscritos
Usar trechos nos Shorts
Aqui é uma opção sua, defina se você permite que as pessoas usem parte do seu conteúdo nos Shorts
Categoria
Selecione a categoria do seu vídeo
Comentários e avaliações
Recomendo marcar Reter comentários possivelmente impróprios para análise.
Clique em próximo para configurar os elementos do vídeo.
Na aba Elementos do Vídeo, preencha:
Legendas
Nesta opção você poderá adicionar legendas que vão aparecer no vídeo.
Tela final
A tela final é um recurso que serve para recomendar outros vídeos e playlists para o seu público.
Cards interativos
Os cards são recursos que aparecem no canto superior direito do vídeo, e serve para recomendar um vídeo, uma playlist, um canal ou recomendar um link.
Clique em próximo e vá para verificações.
Na aba Verificações, observe:
Aqui nesta aba, você não faz praticamente nada. Porém, é importante que você sempre dê uma olhada aqui antes de publicar um vídeo.
É aqui que o Youtube faz uma análise do seu vídeo e ao final da análise você saberá se existem erros que podem impedir a publicação do seu vídeo.
Um dos grandes problemas que podem aparecer aqui estão relacionados com direitos autorais: uso de imagens, vídeos e áudios de outras pessoas.
Se tudo estiver certo, ao final da análise vai aparecer a mensagem nenhum problema foi encontrado.
Clique em próximo e vá para visibilidade.
Na aba Visibilidade, programe:
Aqui em visibilidade você fará a programação do vídeo, poderá deixar como:
- Privado: Seu vídeo está disponível apenas para você e pessoas que você escolher
- Não listado: Seu vídeo está disponível para todos que tiverem o link
- Público: Seu vídeo está disponível para todos
ou
- Programar: Selecione uma data para tornar o vídeo público (selecione o dia, o horário da publicação e se quer deixar definido como estreia)
Atenção: É super recomendado não postar um vídeo imediatamente, sempre que possível programe a publicação do vídeo com pelo menos 2 horas de antecedência. Isso é importante para o Youtube entender sobre o que se trata o seu vídeo.
Então se você quer postar vídeos às 12:00, finalize tudo até às 10:00 e programe a publicação para às 12:00.
Depois é só clicar em programar.
Bom, agora que você já sabe como fazer vídeos no Youtube, que tal saber um pouco sobre como ganhar dinheiro no Youtube? Bora lá descobrir?
Como Ganhar Dinheiro no Youtube?
Existem várias formas de ganhar dinheiro com o youtube, então eu vou citar aqui as que eu considero principais e mais comuns.
Monetização do Canal
Quando o seu canal começa a crescer, dependendo da quantidade de inscritos e horas que você atingir com seu canal, será possível monetizá-lo, ou seja, você ganha dinheiro com as propagandas que aparecerão nos seus vídeos.
Na data atual que escrevo esse artigo, para monetizar você precisa ter 1.000 inscritos no canal e 4.000 horas visualizadas.
Não é difícil monetizar, tudo dependerá da sua dedicação, qualidade dos vídeos (não precisam ser vídeos profissionais, pelo menos tem que ter uma imagem boa e principalmente um áudio bom, tem gente que começa um canal gravando vídeos pelo celular), qualidade dos conteúdos, consistência (por exemplo: se você se propôs a postar vídeos 3 vezes por semana às 12:00, então poste vídeos nesses dias e às 12:00.
Não falhe, o Youtube não gosta de falhas e além disso você perderá credibilidade com seu público.
Links de afiliados
Nos seus vídeos você poderá fazer uma CTA (chamada para a ação) e pedir para as pessoas clicarem nos produtos que você divulga no seu canal. Mas é claro que esses produtos precisam ter relação com o seu canal. Você não vai anunciar produtos de emagrecimento em um canal que fala de futebol.
Não combina muito né.
Canal de futebol, produtos que tem relação com futebol.
Canal com conteúdos de emagrecimento, produtos que tem relação com emagrecimento.
Membros
Pessoas podem se tornar membros do seu canal através de uma assinatura para consumir determinados conteúdos privados que são visíveis somente para membros.
Parcerias Com Empresas
Se o seu canal crescer é bem provável que você receberá propostas para falar dessas empresas no seu canal e recomendar produtos, pois um canal com milhares de inscritos é uma porta de entrada para novos clientes e as empresas adoram isso.
Minha Recomendação
Este artigo está bem completo com muita informação para você fazer vídeos no Youtube e ganhar dinheiro na plataforma também. Mas se você quiser se especializar ainda mais, super recomendo que você faça um treinamento específico para Youtube.
Acredite em mim, o dinheiro que você vai investir em um treinamento para dominar as técnicas de Youtube não chega nem perto do montante de dinheiro que você vai ganhar no Youtube por aprender a fazer as coisas certas, usando as técnicas que funcionam e que vão fazer o seu canal crescer.
E se você me pedisse uma recomendação, seria o curso do Peter. Este é o curso mais completo que existe, será o seu guia definitivo para dominar o Youtube. Afinal de contas o cara tem vários canais com milhões de inscritos e fatura milhares de reais todos os meses, então ele sabe o que está falando.
Conclusão
O objetivo deste artigo foi ir além do tema como fazer vídeos no Youtube. Aqui você aprendeu muitas coisas.
Aprendeu a definir o nicho do seu canal, te recomendei os melhores equipamentos para a criação dos seus vídeos, te indiquei o Shotcut e o Inshot para a edição dos seus vídeos e também recomendei o OBS Studio para você gravar a tela do seu PC (caso queira fazer vídeos tutoriais).
Depois você aprendeu a criar o canal no Youtube e aprendeu a fazer todas as configurações necessárias. Além de aprender como postar vídeos no Youtube.
E por fim eu te dei algumas dicas sobre como ganhar dinheiro no Youtube e te recomendei o melhor treinamento caso você queira se especializar e Viver dos ganhos com o Youtube.
Espero fortemente que este artigo tenha lhe ajudado, mas se ainda sim ficou alguma dúvida, deixa ela aqui nos comentários que vou responder para tentar te ajudar.
Vou indo nessa e te vejo por aqui nos próximos artigos, volte sempre e um grande abraço!
0 Comentários