Como Criar Um Canal no Youtube e Ganhar Dinheiro

Como Começar Um Negócio Com Pouco Dinheiro

Hoje você vai aprender tudo o que precisa saber sobre como criar um canal no youtube e ganhar dinheiro com ele.

Não é de hoje que a internet se tornou uma vitrine mundial para divulgar os nossos trabalhos e o Youtube não parou no tempo. O Youtube é a televisão da internet e quem não está no Youtube está deixando de fazer negócios e perdendo dinheiro.

O Youtube foi fundado em 14 de fevereiro de 2005, na Califórnia, EUA e foi comprado pelo Google em novembro de 2006. E na data que escrevo esse artigo, pouco mais de 17 anos, o Youtube se tornou a maior plataforma de compartilhamentos de vídeos do mundo, empregando milhares de produtores de conteúdo no mundo todo.

É isso mesmo que você leu, empregando, pois produzir vídeos para o Youtube passou a ser uma profissão séria e você pode mudar a sua vida através do Youtube.

ebook viver de youtube

Então, a partir de agora eu vou te ensinar o passo a passo de como ter seu próprio canal de sucesso e ainda como conseguir ganhar dinheiro com ele.

Sendo assim, bora saber mais sobre como criar um canal no youtube?

Etapas Para Criar Um Canal no Youtube

Conheça as 16 etapas fundamentais para criar um canal no Youtube e faturar com ele.

1. Ter Um Gmail

O primeiro passo é ter uma conta no Gmail, pois é a partir de uma conta no Gmail que você conseguirá criar o seu canal no youtube.

O Google e o Youtube são empresas diferentes porém pertencentes a mesma empresa que é o google. Tanto é que para vincular a sua conta do Google Ads ao Youtube e ser um parceiro do Youtube utilizando o Google Adsense, você precisará ter um Gmail para isso.

Então o que eu te recomendo é:

Crie uma conta Gmail exclusiva para seus trabalhos profissionais e use apenas para seus trabalhos com Youtube, Google Ads e Google Adsense.

2 - Escolher o Nicho

o que é nicho no marketing digital

Bom, agora que você já tem uma conta no Gmail, você precisa escolher um nicho de mercado para o seu canal, se você ainda não sabe o que é nicho, recomendo que leia o artigo o que é nicho no marketing digital.

Humm, mas porque preciso definir um nicho?

Vamos lá, o nicho de mercado será o assunto do seu canal, e é o assunto que irá atrair o seu público. Suponha o seguinte:

Você gosta muito de esportes e resolve criar um canal falando sobre esportes. E decide que irá falar sobre:

  • Tênis
  • Futebol
  • Natação
  • Vôlei
  • Basquete
  • F1
  • MMA
  • Esgrima
  • etc.

Legal, você tem um canal de esportes que fala de todos os esportes. A não ser que essa estratégia seja muito bem definida para dar certo, pode se tornar um problema pra você. Pois o objetivo do seu canal é atrair pessoas interessadas nos seus vídeos.

Mas se você fala de tudo, é bem provável que quem tem interesse em Futebol não tenha interesse em Esgrima e vice-versa.

Até mesmo na televisão quando assistimos um canal de esportes, gostamos mais de um e quando começam a falar de um esporte que não gostamos, a gente muda de canal.

Dica: Seja especifico, se por exemplo eu fosse criar um canal de esportes, eu falaria daquele esporte que eu mais gosto e que as pessoas mais pesquisam, escolha um, no meu caso seria o futebol

3. Escolher o Nome do Canal

A escolha do nome do seu canal é fundamental e se possível tente escolher um nome que tenha relação com o seu negócio/nicho.

Outra dica é que dependendo do assunto do seu canal você também pode usar o seu próprio nome ou criar uma marca relacionada ao seu negócio.

Por exemplo: Como eu falo de marketing digital, eu dei o nome para o meu canal de Conversão Sem Limites.

No marketing digital se usa muito o tempo Conversão, então eu juntei o útil ao agradável e virou conversão sem limites.

Presta bem atenção no nome do seu canal tá ok?. Pois essa aqui foi uma das principais dicas sobre como criar um canal no youtube.

4. Criar o Canal no Youtube

Com o Gmail, nicho e nome do canal definidos é hora de criar o canal.

  1. Faça o login com a sua conta do Gmail no youtube em um computador ou no site móvel
  2. Clica na sua foto de perfil
  3. Depois clique em Criar um canal
  4. Vai aparecer uma janela para você iniciar todo o processo

5. Layout

É hora de personalizar o layout do seu canal, clique em Personalizar Canal e vai na opção layout. Aqui você poderá fazer algumas configurações, como:

Trailer do canal para não Inscritos

O trailer do canal é um vídeo que todas as pessoas que chegam no seu canal pela primeira vez irão ver, elas só deixarão de ver esse vídeo quando elas se inscreverem no seu canal.

Aproveite essa oportunidade para falar sobre o seu canal, quais são os conteúdos que elas irão encontrar e porque elas deveriam se inscrever.

Aproveite também para colocar links importantes na descrição desse vídeo, pois esses links ficarão visíveis para todos os novos visitantes.

Essa foi a segunda super dica de como criar um canal no youtube, pois essa dica te dará muita visibilidade. Então, se liga e faça um trailer bem elaborado para o seu canal.

6. Branding

Vá em Personalizar Canal e depois Branding. O branding é marca, então você precisará definir:

  • Uma foto ou logo para o seu canal
  • imagem do banner
  • E pode colocar uma Marca-d'água do vídeo

Foto

A foto precisa ter o tamanho máximo de 4 MB, com pelo menos 98 x 98 pixels, precisa ser no formato PNG ou GIF e deve atender as diretrizes da comunidade do Youtube.

Imagem do Banner

O Youtube recomenda que a imagem do banner seja de até 6 MB com pelo menos 2.048 x 1.152 pixels, isso vai garantir melhores resultados em todos os dispositivos.

Para fazer o seu banner eu te recomendo a ferramenta canva. Vai no canva e digita Arte de Canal do Youtube que já vai aparecer o tamanho certo do layout do banner.

Marca-d'água do vídeo

A marca do vídeo é o botão que aparece no canto inferior direito dos seus vídeos. Você pode colar uma imagem com uma mensagem desse tipo:

  • Inscreva-se
  • Inscreva-se no canal
  • Faça sua Inscrição
  • Assinar canal
  • Etc.

É mais um recurso para as pessoas lembrarem de se inscrever no seu canal, clique aqui e veja alguns exemplos de Marca-d'água para se inspira. Observação: tamanho recomendado da imagem deve ser se 150 x 150 pixels.

Veja os detalhes no vídeo

7. Informações Básicas

Vá em Personalizar Canal e depois em Informações Básicas. Aqui você pode fazer um resumo sobre do que se trata o seu canal, colocar palavras-chaves/tag relacionadas ao seu canal e também pode colocar as suas informações de contato, como: sites, blogs, redes sociais, WhatsApp, Telegram e muito mais.

Para saber como encontrar palavras-chave para o seu canal assista o vídeo abaixo:

8. Geral

No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em geral. Aqui você deverá escolher a moeda do seu pais, por exemplo, estou no Brasil, portanto no meu caso a moeda é o BLR - Real Brasileiro.

Essa alteração não irá interferir quando o Youtube começar a fazer os pagamentos, claro, após a sua monetização conforme as regras do Google Adsense.

Os pagamentos feitos pelo Youtube são realizados em Dólar Americano e depois serão convertidos para a moeda do seu pais, e o valor que você vai receber dependerá do valor do dólar naquele momento.

9. Canal

No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em canal. Aqui você deverá fazer as configurações de Informações Básicas, Configurações Avançadas e Qualificação Para Recursos.

Informações Básicas

Vá em país de residência e escolha o seu país. Não deixe de escolher o país correto. Depois vá em palavras-chave e insira quais são as palavras-chave que você pesquisou que tenha relação com o seu canal.

Nota: digite a palavra-chave e depois coloque uma vírgula após a última letra para ativar a palavra-chave.

Configurações Avançadas

Em configurações avançadas > Públicos: você deverá informar ao Youtube se o seu conteúdo é para criança ou não:

Dica:

  • Se o seu conteúdo é infantil, ou seja, direcionado a crianças: marque SIM, configurar este canal como conteúdos para crianças.
  • Se o seu conteúdo não é infantil, ou seja, é para adultos: marque NÃO,  configurar este canal como não sendo de conteúdo para crianças.

Essa foi outra dica de como criar um canal no youtube, preste bem a atenção em quem é o seu público e marque corretamente para não ser punido pelo youtube

Na opção Vinculação de contas do Google Ads, você também poderá vincular a sua conta do google ads, para criar a sua conta no Google Ads basta clicar aqui.

Na opção transcrição automática, marque a caixa para evitar palavras possivelmente impróprias como ofensas e palavrões.

Qualificação Para Recursos

Aqui nesta aba você deverá ativar a opção Recursos Padrão e deverá fazer a verificação do seu numero de telefone na opção Recursos que exigem a verificação do número de telefone. Assim todos os recursos do Youtube serão habilitados no seu canal.

10. Padrões de Envio

No menu lateral esquerdo do canal, vá em configurações e depois em Padrões de Envio. Preencha os Campos informações básicas e configurações avançadas.

Informações Básicas

Título

Nessa campo você coloca o título do vídeo, recomendo deixar esse campo em branco, pois é bem provável que cada vídeo que você postar terá um título diferente.

Descrição

Aqui nesse campo você pode colocar informações comuns que você queira mostrar nos vídeos que você postar, como por exemplos links e sua redes sociais. Dessa forma quando você subir um vídeo para o Youtube, ganhará em tempo, pois você não precisará ficar digitando as mesmas informações em cada vídeo que for postar.

Preenchendo esse campo, quando você postar um vídeo as informações serão carregadas automaticamente.

Visibilidade

Escolha o status do seu vídeo assim que ele for postado, ele pode ser público, privado ou não listado. Recomenda-se deixar como privado, pois caso tenha algum erro no seu vídeo você poderá corrigir. E também é importante deixar em privado para dar tempo do Youtube fazer a análise de direitos autorais antes do seu vídeo ser publicado.

Tags

Neste campo você deve colocar as palavras-chaves que tem relação com o seu canal, são as tags que você pesquisou conforme a etapa 7. Essa etapa é muito importante porque vai ajudar no ranqueamento/divulgação do seu canal.

Sendo assim, não deixe de preencher todos esse campos, pois é mais uma dica valiosa de como criar um canal no Youtube.

11. Permissões

Em permissões você não precisa alterar nada, quando você clica nessa aba, normalmente vai aparecer o seu nome, seu e-mail do Gmail e você com status de proprietário.

12. Comunidade

Na aba comunidade você poderá definir os filtros automatizados e alguns padrões.

Filtros Automatizados

Nessa opção você poderá definir moderadores, usuários aprovados, usuários ocultos, palavras bloqueadas e também bloquear links (só marcar a caixa).

Entre nessa aba e passe o mouse sobre o símbolo de interrogação (?) para entender o detalhe de cada um.

Padrões

Em padrões você poderá definir as configurações de comentários nos seus vídeos novos. Recomendo que escolha a opção reter comentários possivelmente impróprios para análise.

Recomendo também que marque a caixa Mensagens no seu chat ao vivo. Dessa forma o Youtube ira reter para análise as mensagens do chat potencialmente impróprias.

13. Contrato

Nesta aba você não precisa fazer nada, caso queira saber sobre os termos e serviços que estão no contrato no Youtube, você só precisa clicar em saiba mais.

14. Programas de Edição de Vídeos

Bom, depois que você gravou os seus vídeos eles precisam ser editados para ficarem atraentes para prender a atenção do seu público.

Eu te recomendo 2 programas gratuitos muitos fáceis de utilizar, são:

OBS Studio

Camtasia

15. Técnicas de SEO e Otimização dos Vídeos

Depois de produzido e editado é hora de upar o seu vídeo para o Youtube. Não é só carregar o vídeo e publicar, utilize técnicas de SEO para fazer com que o seu vídeo seja melhor posicionado, ou seja, que você seja encontrado, e que seus vídeos tenham muitos cliques e sejam visualizados, somente assim o seu canal irá crescer no Youtube.

Ferramentas que você pode utilizar para buscar palavras-chave e fazer um bom SEO.

Ubersugget

TubeBuddy

16. Como Faturar Com o Youtube

Existem várias formas de ganhar dinheiro com o youtube, então eu vou citar aqui as que eu considero principais e mais comuns.

Monetização do Canal

Quando o seu canal começa a crescer, dependendo da quantidade de inscritos e horas que você atingir com seu canal, será possível monetizá-lo, ou seja, você ganha dinheiro com as propagandas que aparecerão nos seus vídeos.

Na data atual que escrevo esse artigo, para monetizar você precisa ter 1.000 inscritos no canal e 4.000 horas visualizadas.

Não é difícil monetizar, tudo dependerá da sua dedicação, qualidade dos vídeos (não precisam ser vídeos profissionais, pelo menos tem que ter uma imagem boa e principalmente um áudio bom, tem gente que começa um canal gravando vídeos pelo celular), qualidade dos conteúdos, consistência (por exemplo: se você se propôs a postar vídeos 3 vezes por semana às 12:00, então poste vídeos nesses dias e às 12:00.

Não falhe, o Youtube não gosta de falhas e além disso você perderá credibilidade com seu público.

Nos seus vídeos você poderá fazer uma CTA (chamada para a ação) e pedir para as pessoas clicarem nos produtos que você divulga no seu canal. Mas é claro que esses produtos precisam ter relação com o seu canal. Você não vai anunciar produtos de emagrecimento em um canal que fala de futebol.

Não combina muito né.

Canal de futebol, produtos que tem relação com futebol.

Canal com conteúdos de emagrecimento, produtos que tem relação com emagrecimento.

Membros

Pessoas podem se tornar membros do seu canal através de uma assinatura para consumir determinados conteúdos privados que são visíveis somente para membros.

Parcerias Com Empresas

Se o seu canal crescer é bem provável que você receberá propostas para falar dessas empresas no seu canal e recomendar produtos, pois um canal com milhares de inscritos é uma porta de entrada para novos clientes e as empresas adoram isso.

Dica

Se você tiver interesse em aprender tudo sobre o Youtube, ou seja, os temas avançados: Mindset do youtuber, conhecer a plataforma youtube por completo, estratégias de definição de nicho, criação do canal na prática, como ganhar dinheiro no youtube, estratégias de planejamento de conteúdos, dicas de performance, produção e publicação de vídeos, criação de thumbnails (capas incríveis para os vídeos), aprender sobre as principais métricas do Youtube, dicas de copyright, edição de vídeos, youtube com celular e muito mais, Eu te recomento esse treinamento aqui, pois foi o que eu fiz e me ajudou a finalmente crescer o meu canal.

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu sobre os 16 pontos fundamentais de como criar um canal no youtube e ganhar dinheiro com ele.

Pontos: tem um Gmail, escolher o nicho, escolher o nome do canal, criar o canal no youtube, layout, branding, informações básicas, geral, canal, padrões de envio, permissões, comunidade, contrato, programas de edição de vídeo, técnicas de SEO e otimização de vídeos e como faturar com o youtube.

Além disso você conheceu as ferramentas ubersuggest e tubebuddy que servem para encontrar palavras-chave, ou seja, as tags principais do seu canal.

E você também conheceu duas ferramentas gratuitas de edição de vídeo: o OBS Studio e o Camtasia.

De quebra, eu te recomendei o melhor treinamento para Youtubers do Brasil, e eu diria do mundo, pois foi produzido por um dos maiores Youtubers do momento.

E agora eu quero saber se você gostou desse conteúdo, gostou?, ele realmente te ajudou e tirou as suas dúvidas sobre como criar um canal no youtube e ganhar dinheiro?. Me diz aqui abaixo nos comentários.

Então é isso ai, eu vou ficando por aqui e espero te ver em outros artigos.

Abraço!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro