O Que é CTR e Como Fazer Para Aumentar o Click Through Rate

o que é ctr

Se você ainda não sabe o que é CTR, eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre essa métrica que é considerada uma das mais importantes para as estratégias de marketing digital.

Afinal, é ela quem vai medir o sucesso do seu tráfego pago e/ou orgânico do seu negócio digital.

Mesmo que você conheça as melhores estratégias de SEO e também faça grandes investimentos em tráfego pago, de nada vai adiantar se o seu CTR for baixo.

Então, leia esse artigo até o final para entender todos os detalhes dessa métrica que poderá mudar a regra do jogo nos seus negócio dentro da internet.

curso de gestão de tráfego

Sendo assim, neste post você vai aprender:

  • O que é CTR?
  • Como fazer para calcular o CTR?
  • Para que serve a métrica de CTR?
  • As relações do CTR com as métricas de CPM e CPC
  • Por que devemos acompanhar essa métrica de perto?
  • Como saber se o CTR está bom ou ruim?
  • Dicas para aumentar o CTR

Vamos lá?...

O que é CTR?

Vamos começar entendendo o que é o CTR.

O CTR é um dos principais indicadores do marketing. Ele vai mostrar a taxa de cliques, que é a relação entre a quantidade de cliques dividido pela quantidade de impressões.

E na prática ela vai indicar a qualidade/atratividade que um conteúdo orgânico ou anúncio pago tem.

Como Fazer Para Calcular o CTR?

Imagine o seguinte, você está criando uma Campanha no Facebook Ads ou no Google Ads e dentro de cada Conjunto/Grupo de Anúncio você resolver criar 4 anúncios.

Como temos 4 anúncios dentro do Conjunto/Grupo de Anúncios, o Facebook e o Google vai analisar qual anúncio está convertendo mais e irá direcionar a verba para esse anúncio em específico, mostrando ele mais vezes.

Isso ocorre porque entre os 4 anúncios, 1 está chamando mais a atenção para o clique, seja pelo criativo, a headline, a copy do texto do anúncio, etc.

Então, suponha que esse anúncio que está performando melhor tenha tido 11.536 impressões, ou seja, ele foi mostrado pela ferramenta de tráfego 11.536 vezes.

Dessas 11.536 vezes que ele apareceu, ocorreram 755 cliques, ou seja:

CTR = (755/11.536)*100 = 6,54%, ou seja, o CTR é de 6,54%.

Para que Serve a Métrica de CTR?

Independente de qual seja a sua estratégia dentro do marketing digital, o seu negócio só vai prosperar se tiver cliques.

Seja nos vídeos postados no Youtube;

Nos posts que são publicados no Instagram;

Nos seus artigos de blog, onde você aparece na pesquisa orgânica;

etc.

O CTR é a métrica mais importante do seu negócio, pois é ele quem irá medir a qualidade e atratividade dos seus anúncios e também das palavras-chaves.

Um CTR alto (desde que não seja Clickbait) poderá indicar que a sua estratégia de marketing está indo bem. Em contrapartida, um CTR baixo deve acionar o sinal de alerta, pois alguma coisa na sua estratégia de marketing não está indo bem.

Se o seu CTR é muito baixo, isso está demonstrando falta de interesse das pessoas pelo seu conteúdo e você precisa identificar a causa do problema o mais rápido possível e fazer as correções.

Qual a Relação do CTR com o CPM e o CPC?

Agora que você já entendeu o que é CTR, falaremos da sua relação com outras métricas muito importantes, que é o CPM e o CPC.

Quando falamos de estratégias de marketing digital, com certeza o CTR vai ser a métrica mais importante. Mas o CTR está de mãos dadas com o CPC (Custo Por Clique) e o CPM (Custo Por Mil Impressões).

CPC (Custo Por Clique)

O CPC é uma métrica muito comum para precificar anúncios e é muito utilizado no mercado digital. Sendo assim, como o próprio nome já diz (Custo por clique), você só paga quando alguém clicar no seu anúncio.

Mas é preciso tomar cuidado com o CPC em cada fonte de tráfego (Facebook Ads, Google Ads, etc).

Porque digo isso?. É o seguinte.

Normalmente quando anunciamos na Rede de Pesquisa do Google, nossa segmentação é 100% baseada em palavras-chave, ou seja, eu só pago pro Google se alguém clicar no meu anúncio.

Mas quando falamos em Facebook Ads não é bem assim que acontece

CPM (Custo Por Mil Impressões)

No Facebook Ads a cobrando ocorre a cada 1000 impressões, ou seja, a cada 1000 vezes que o seu anúncio aparecer o Facebook vai te cobrar um valor, esse valor vai depender de qual dia você está anunciando, do valor do dólar, da concorrência do leilão, do tipo de público que você está anunciando, do nicho, etc.

Mas o fato é, mesmo que você tenha ZERO cliques, a cada 1000 impressões você será cobrado. Diferentemente daquilo que acontece na Rede de Pesquisa do Google (Por exemplo).

Então, Independentemente se você vai estar anunciando no Facebook Ads, Google Ads, Taboola, ou qualquer outra fonte de tráfego, o CTR sempre medirá a Qualidade, Atratividade e a Eficiência do seu Anúncio/ Conteúdo. Mas atente-se sobre como cada fonte de tráfego fará a cobrança (CPC ou CPM).

Agora sim, você já sabe o que é CTR, CPC e CPM. Veremos agora como elas se relacionam.

Relação Entre As Métricas

Tanto o CPC quanto o CPM são influenciados pelo CTR.

E se pensarmos bem, quando falamos de CPM, independente se você terá ou não cliques, o valor a cada 1000 impressões será cobrado de qualquer forma.

Mas quando pensamos em CPC, o jogo muda, pois quanto > o CTR, < será o CPC.

Quanto maior o CTR, menor será o CPC.

E porque isso acontece:

Suponha que em uma campanha você tenha feito 1000 impressões com um custo de R$ 25,50 e obteve 55 cliques.

Vamos lá:

IMPRESSÕES = 1000

CPM = R$ 25,50

CTR = 55/1000=0,055 *100 = 5,5% de CTR

Neste caso o Custo do CPM continua sendo R$ 25,50, mas o Custo do CPC = R$ 25,50/55 = R$ 0,51

Pegando esse mesmo exemplo, se o CTR aumentar o CPC vai diminuir, supondo agora que a mesma campanha na semana seguinte tenha tido um CTR maior:

CTR = 95/1000=0,095 *100 = 9,5% de CTR

Neste caso o Custo do CPM continua sendo R$ 25,50, mas o Custo do CPC = R$ 25,50/95 = R$ 0,26.

Sendo assim,

Quanto Maior o CTR, Menor o CPC

Quanto Menor o CTR, Maior o CPC.

Por que Devemos Acompanhar essa Métrica de Perto?

Existem muitas razões para acompanhar essa métrica, inclusive se eu fosse você eu não tiraria os olhos dela, mas vou descrever abaixo o que eu considero ser os principais motivos para você acompanhar essa métrica diariamente.

Índice de Qualidade (IQ)

O Índice de Qualidade é uma métrica que a plataforma do Google Ads calcula para saber se o seu anúncio/conteúdo é relevante ou não para o usuário.

E esse índice é composto pelo CTR, a relevância do seu conteúdo e a experiência do usuário na página final de destino (pode ser um site, landing page, etc.)

Ou seja, para ter um IQ alto, você precisa estar pontuando bem nesses 3 requisitos.

Portanto, para se ter um bom posicionamento dos anúncios e dos seus conteúdos orgânicos, você precisará trabalhar bem o seu CTR, pois quanto maior o CTR, o Google entenderá que as pessoas estão clicando porque o conteúdo é relevante, e quando o conteúdo é relevante para o usuário, a tendência é que o Google mostre o seu anúncio/conteúdo em posições privilegiadas.

Visibilidade nas Redes Sociais

Imagine fazer uma postagem no instagram/facebook e depois impulsionar essa publicação ou até mesmo fazer um anúncio através de um post dentro do Gerenciador de negócios do Facebook ads?.

O fato é que se o seu CTR for alto, ou seja, muita gente clicando, poderão haver compartilhamentos e as pessoas que receberem esses compartilhamentos podem começar a interagir. Você não será cobrado. Dessa forma você está ganhando mais visibilidade a um custo muito menor.

Ranqueamento Orgânico

Para se ter um bom ranqueamento orgânico no Google será preciso ter uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), porém um CTR alto também ajudará no ranqueamento, pois se o seu anúncio e/ou conteúdo aparecem na primeira página, isso indica mais cliques e visita a página de destino e o retorno disso é mais leads e mais negócios.

Mais Conversões

Nem é preciso dizer né, mas vamos lá. Está na cara que se o seu CTR for alto é porque muitas pessoas estão clicando e consequentemente você terá mais conversões (cadastros, compras, etc).

Como Saber se o CTR Está Bom ou Ruim?

Uma boa prática de mercado diz que um CTR igual ou maior que 3% é aceitável. Porém para saber se um CTR é bom ou ruim leve em consideração os seguintes aspectos.

Seu nicho de atuação e os concorrentes.

Imagina só, você tem um CTR de 3,5% e está pulando de alegria, mas o seu concorrente está com um CTR de 6,0%. E agora?.

Além das sua experiência com as campanhas, estude os concorrentes e veja o posicionamento deles no ranqueamento.

Outro fator importante quando falamos de Google ads é o objetivo de campanha, não compare suas próprias campanhas se elas tem objetivos diferentes.

Também não compare uma campanha sua com uma campanha de concorrente se os objetivos são diferentes.

Se você tem uma campanha na rede de pesquisa é bem provável que esteja focado em cliques e conversões.

Já se o seu concorrente estiver com uma campanha de vídeo, o foco dele é diferente (visualizações)

Faça ao máximo para comparar campanhas com objetivos iguais.

Dicas para aumentar o CTR

Agora falaremos de algumas ações que devem ser realizadas com o objetivo de otimizar a sua campanha para aumentar o CTR.

Página de Destino que Conversa com o Anúncio

O Melhor dos mundos é que o destino do usuário seja a continuidade do anúncio. Isso quer dizer que a página de destino vai complementar as informações do anúncio.

Imagina só fazer um anúncio no Google ranqueando para a seguinte palavra-chave:

Como fazer um bolo de cenoura fofinho

Mas assim que a pessoa clica no anúncio e vai para a página, está escrito no título.

Como fazer um bolo de cenoura fofinho com calda de chocolate branco

A pessoa não está interessa em Como fazer um bolo de cenoura fofinho com calda de chocolate branco, ela está interessada apenas em Como fazer um bolo de cenoura fofinho.

Existe uma grande chance dela clicar, você pagar para o Google e ela sair da sua página, ou seja, você apenas perdeu dinheiro, nem teve a chance de converter.

Palavra Chave no Link

Imagine se alguém pesquisa Como fazer um bolo de cenoura fofinho e aparece no anúncio:

URL com slug Como fazer um bolo de cenoura fofinho.

conversaosemlimites.com/como-fazer-um-bolo-de-cenoura-fofinho

Com um Título:

Como fazer um bolo de cenoura fofinho

Com uma descrição falando sobre como fazer um bolo de cenoura fofinho.

Neste artigo você aprenderá o passo a passo definitivo de como fazer um bolo de cenoura fofinho que é um delícia, a melhor receita que você já viu.

Viu só como todos os elementos se relacionam e falam da mesma coisa, isso vai despertar o interesse e você pode aumentar o seu CTR, pois o conteúdo demonstra ser relevante para o usuário.

Mas é claro que a página de destino deve cumprir o seu papel (entregar o que foi prometido no anúncio).

CTA's Direto ao Ponto

Diga para as pessoas o que você quer que elas façam, Então deixe as CTA's (call to action) muito claras no seu anúncio.

Clique e baixe a receita completa

Ligue para saber mais

Clique para baixar o e-book

Use e Abuse das Extensões de Anúncios

Extensões de anúncios são pequenas frases que são inseridas abaixo do anúncio e chamam muito a atenção, inclusive as extensões são ótimas para fazer CTA's.

Faça a Negativação de Palavras-chave Indesejadas

Uma das coisas mais importantes para otimizar o seu CTR é ter uma lista de palavras-chave indesejadas, ou seja, termos de pesquisa que você não quer que o seu anúncio apareça.

Existem várias ferramentas para você montar a sua lista de palavras-chave indesejadas. Essas são as que eu considero as principais:

AnswerThePublic

Ubersuggest

Semrush

Uma outra forma é colocar a campanha para rodar e aguardar umas 24 horas ou até menos para verificar quais termos de pesquisa (palavras-chave indesejáveis) o seu anúncio está recebendo cliques. Basta entrar no Googles Ads e ir até a opção Palavras-chave negativas e negativá-las para que os anúncios não apareçam novamente para essas mesmas palavras-chaves.

Existem muitas estratégias para aumentar o seu CTR, mas essas são as principais.

Conclusão

Neste artigo eu te mostrei o que é o CTR e a grande importância dessa métrica nas suas estratégias de marketing digital. Afinal de contas ela vai impactar diretamente no seu ranqueamento orgânico e no posicionamento dos seus anúncios.

Então você aprendeu: o que é CTR e para que serve, como fazer para calcular o CTR e as sua relação com as métrica de CPC e CPM. Você viu também porque deve acompanhar essa métrica diariamente, e teve um grande insight para saber se o seu CTR está bom ou ruim. E também te dei algumas dicas sobre o que fazer para aumentar o seu CTR.

É claro que o aumento do CTR irá melhorar o seu negócio digital, mas o aumento dessa métrica será alcançada com muito trabalho, estudo e também um pouco de investimento.

E depois de todo esse conteúdo entregue, é a sua vez de colaborar. Eu gostaria de saber o que você tem feito para melhorar essa métrica. Deixa aqui nos comentários pra eu saber, vamos trocar conhecimentos e aumentar o nosso aprendiazado.

E se tem alguém que precisa ler esse conteúdo, não perde tempo não, compartilha com ele.

Por hoje é isso, vou ficando por aqui e te vejo no próximo artigo.

Abraço!

curso de gestão de tráfego

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro