Público Alvo: Veja Como Segmentar Seus Públicos no Facebook Ads
No artigo de hoje você aprenderá a segmentar seu público alvo nas campanhas de facebook ads. Segmentar bem é sinônimo ter grandes chances de vender muito mais.
Uma das grandes estratégias que você pode utilizar para ter bons resultados é a segmentação de públicos. Ou seja, o seu anúncio precisa ser mostrado para as pessoas certas (os público certo).
Sendo assim, eu te convido a ler este artigo até o final para conhecer os tipos de segmentação: públicos personalizados, públicos, semelhantes, públicos de interesse e no final você vai conhecer mais dois públicos que é surpresa.
Então, vamos lá? Espero que goste. Boa leitura!
Eu não sei se você já leu o artigo sobre campanhas no facebook ads, se não leu, te recomendo que leia. Mas para criar um anúncio, você precisa definir basicamente as suas campanhas, os conjuntos de anúncios e os anúncios.
E como estamos falando de público alvo, vamos explorar muito bem quais são os tipos de público que podemos segmentar dentro do conjunto de anúncios.
1 - Públicos Personalizados
O público alvo do tipo personalizado ou mais comumente chamando de públicos personalizados são um grupo de pessoas que já interagiram com algum conteúdo seu.
Esse conteúdo pode ser uma publicação em alguma rede social como: facebook, instagram, youtube, blog, ou visitaram o seu site, etc.
Ou seja, pessoas que já te conhecem, conhecem o seu conteúdo e tiveram alguma tipo de interação com esse conteúdo.
Onde Ficam os Públicos Personalizados?
Os públicos personalizados estão dentro do conjunto de anúncios, na aba Públicos. Você pode filtrar os públicos por todos, públicos semelhantes ou públicos personalizados.
2 - Públicos Semelhantes
Já o público alvo semelhante ou público semelhante, refere-se a criação de um novo público, pegando como base um outro público já existente (público personalizado).
Por exemplo: Suponha que você tenha criado um público personalizado de pessoas que caíram na sua página de obrigado após elas terem realizado um cadastro ou até mesmo uma compra.
Bom, se ela fez um cadastro, é porque teve interesse no seu conteúdo, então esse lead (contato) é super qualificado, pois existem grandes chances que ele compre de você no futuro.
Ou ainda, alguém que já tenha comprado, se ele comprou ele é mais qualificado ainda, pois já se tornou um cliente. E esse é o tipo de perfil que compra. Preste atenção, eu falei perfil que compra.
Agora imagine só se você tivesse uma lista de várias pessoas que compraram de você, tipo umas 60 pessoas. Ual, eles são muito qualificados.
ATENÇÃO: Se eles são qualificados, pode pode criar um público semelhante usando a base de um público personalizado (de quem já comprou).
Dessa forma, o facebook irá mostrar os seus anúncios para as pessoas que tenham o perfil parecido com aquelas pessoas que já compraram. Assim você tem grandes chances de conseguir os mesmos resultados (vendas), pois os anúncios serão mostrados para pessoas com perfis parecidos daqueles que compraram.
Importante: Apesar do público semelhante ter um perfil parecido com alguém quem já comprou, o público semelhante ainda é um público frio.
Observação: Os públicos semelhantes também são chamados de públicos lookalike ou lista lookalike.
Onde Ficam os Públicos Semelhantes?
Os públicos semelhantes estão dentro do conjunto de anúncios, na aba Públicos. Você pode filtrar os públicos por todos, públicos semelhantes ou públicos personalizados.
Mesmo local dos públicos personalizados (imagem acima).
3 - Públicos de Interesse (Direcionamento Detalhado)
Os públicos alvo de interesse ou Direcionamento Detalhado, são segmentações direcionadas a um grupo de pessoas que possuem interesses específicos.
Por exemplo: você pode anunciar somente para pessoas que possuem interesse em gastronomia, ou que possuem interesses em alimentação vegana.
Ou para pessoas que estão querendo emagrecer (interesses em: emagrecimento, dietas, fazer academia, alimentação saudável), etc.
Sendo assim, você vai fazer uma análise daquilo que você vai anunciar e relacionar se os interesses que as pessoas tem, possui relação direta com aquilo que você está anunciando.
Se eu estou anunciando um curso de como ganhar dinheiro sendo afiliado, é bem provável que pessoas que tem interesses em: empreendedorismo digital, ganhar dinheiro em casa, negócios online, marketing digital, marketing de afiliados, etc. tenham interesse no meu produto,
Onde Escolho os Direcionamentos Detalhados?
O direcionamento detalhado fica dentro do conjunto de anúncios, na aba Público.
4 - Público Personalizado com Interesses Específicos
Neste caso você vai fazer anúncios para quem já interagiu com algum conteúdo seu, mas que além de ter interagido, também tenha algum interesse específico.
Exemplo:
- Pessoas que interagiram com algum conteúdo e que também tenha interesse em viajar.
- Alguém que visitou o teu site e que tenha interesse em tráfego pago.
- Se envolveram com sua conta do instagram nos últimos 30 dias e que tenham interesse em marketing digital.
Aqui é uma soma: Público personalizado + Algum interesse específico.
Neste caso, quando você adiciona um interesse, você refina/filtra ainda mais o seu público, pois além de ser um público personalizado, ele precisa ter aquele interesse específico.
5 - Públicos Semelhantes com Interesses Específicos
Da mesma forma que vimos no exemplo 4, aqui você vai anunciar para um público semelhante e que tenha algum interesse específico.
Então basta pegar um público personalizado, a partir deste crie um público semelhante e depois é só segmentar.
Público semelhante + Algum interesse específico.
Dica Bônus
É importante que fique claro que quanto mais segmentado for o meu público, menor o público será.
Por exemplo: Nos exemplos 4 e 5, além de serem públicos personalizados e públicos semelhantes, você estará adicionando mais um filtro, que é o interesse específico.
Suponha que você tenha uma lista de público personalizado com 26.500 pessoas.
Se você adicionar o interesse de tráfego pago, esse número de pessoas pode por exemplo cair para 11.300 pessoas, pois nem todo mundo tem interesse em tráfego pago.
Ou ainda, se for um público personalizado + interesse em tráfego pago + interesse em trabalhar home office, poderia reduzir ainda mais, pois nem toda a sua lista de conversão personalizada tem interesse em tráfego pago e trabalhar home office.
E assim por diante.
Bom, agora que você já viu quais são os tipos de públicos que podemos segmentar, é hora de partir para a criação desses públicos né, pois se você não criar, não será possível usar.
Criação dos Públicos
O caminho para criar os públicos é o seguinte. No seu gerenciador de negócios procure a opção públicos.
Após clicar em Públicos, você vai chegar na tela abaixo.
Ao clicar em criar público, irão aparecer quatro opções: Público Personalizado, Público Semelhante, Público de Anúncio Especial e Público Salvo.
O nosso foco aqui será apenas nos dois primeiros ( Público Personalizado, Público Semelhante), pois são os mais importantes e que te darão resultados.
Mas o foco principal é a criação dos públicos personalizados, pois a partir dos públicos personalizados será possível criar os públicos semelhantes.
Sendo assim, clique em público personalizado e você cairá na tela abaixo.
Observe que você terá a possibilidade de criar públicos personalizados a partir de 12 fontes de dados. E se você ficar com dúvidas sobre o que cada uma delas significa, basta passar o mouse sobre cada uma delas, que abrirá uma caixinha com o significado/objetivo de cada uma.
Sendo assim, de todas as opções acima, eu vou te recomendar que você já crie os públicos de algumas, pois eu considero que são muito importantes.
Recomendação para a Criação dos Seguintes Públicos
SITE / QUALQUER UM DOS
- Todos os visitantes do site: 7D, 14D, 30D, 60D, 90D e 180D (D significa dias)
- Pessoas que visitaram páginas da web específicas: 7D, 14D, 30D, 60D, 90D e 180D (D significa dias)
- Visitantes por tempo gasto:
25% > 30D, 60D, 90D e 180D (25% das pessoas que passaram um determinado tempo no site)
10% > 30D, 60D, 90D e 180D (10% das pessoas que passaram ainda mais tempo no site)
5% > 30D, 60D, 90D e 180D (5% das pessoas que passaram ainda mais e mais tempo no site)
CONTA DO INSTAGRAM
Para a sua conta do Instagram, recomendo que já crie os seguintes públicos:
- Todos que se engajaram com esta conta profissional 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D (D significa dias)
- Qualquer pessoa que visitou o perfil... 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Pessoas que se engajaram com qualquer publicação ou anúncio 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Que enviaram uma mensagem para esta conta profissional 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Que salvaram qualquer publicação ou anúncio 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
PÁGINA DO FACEBOOK
Para a página do facebook, recomendo que já crie os seguintes públicos:
- Pessoas que curtiram ou estão seguindo a sua Página atualmente
- Todos que se engajaram com a sua Página 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D (D significa dias)
- Qualquer pessoa que visitou sua Página 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Pessoas que se engajaram com qualquer publicação ou anúncio 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Que clicaram em qualquer botão de chamada para ação 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Pessoas que enviaram uma mensagem para sua Página 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
- Que salvaram sua Página ou qualquer publicação 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D e 365D
OUTROS PÚBLICOS
Sobre público alvo, não vou citá-los todos aqui, vai depender da sua estratégia de negócio. Outras opções de públicos são:
- Lista de clientes
- Atividade em aplicativos
- Atividade offline
- Vídeo
- Formulário de cadastro
- Experiência instantânea
- Compras
- Eventos
- Classificados no Facebook
Bom, isso é o que eu tinha pra te falar sobre público alvo e a criação dos públicos no facebook ads.
Conclusão
No artigo de hoje tentei esgotar ao máximo o assunto sobre público alvo, com foco na segmentação de públicos no facebooks ads.
Você aprendeu sobre os públicos personalizados, públicos semelhantes, públicos de interesse (direcionamento detalhado) e a combinação de públicos personalizados + públicos de interesse. E a combinação de públicos semelhantes + públicos de interesse.
Te dei a sugestão de já deixar criados os públicos de Site, Conta do Instagram e Página do Facebook. Já os deixe criado pois será de muito valor quando você precisar.
E de quebra, deixei uma playlist recheada de vídeos sobre facebook ads para que você possa aprender ainda mais.
E este foi o nosso conteúdo de hoje, espero que ele tenha lhe ajudado e se você ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão, deixe um comentário aqui abaixo, será um prazer ajudar.
Vou indo nessa, abraço!
PS: Quer aprender a anunciar no facebook, instagram e google ads?. Participe do Webinário Gratuito clicando aqui!
0 Comentários